Valide as suas facturas do IRS antes de terminar o prazo

Artigo publicado em 26/01/2018 às 10:00

A validação das faturas no Portal da Finanças é fundamental no momento de fazer o seu IRS e, comosabe, a sua validação só será possível até ao próximodia 15 de fevereiro.

Apesar de ser um hábito bem português, no entanto, os contribuintes deverão evitar deixar esta tarefa para os últimos dias, já que alguns dos processos anexos poder ã odemorar algum tempo.

Com a sua entrega cada vez mais automatizada, o IRS dependemuito, hoje, da gestão feita pelo contribuinte no que diz respeito ao cumprimento das normativas e prazos. A validação de todas as faturasem tempo útil poder ás eressencial para a redução do montante de imposto a pagar.

Fazer a validação das faturas é muito simples. Para tal, o contribuinte terá de ter uma senha válida que lhe permita acederao Portal das Finanças. Caso ainda não pos sua umaou a sua se tenha tornado inválida, deve recordar que o pedido implica um tempo de espera de aproximadamente 5 diasúteis. Outra opção, para acelerar um pouco o processo, serádirigir-se a um balcão das finanças para pediruma “senha na hora”. Ainda assim, estas senhas irão obrigar a que se desloque, gastando dinheiro em transporte sou gasolina, para obter uma senha cuja duração será apenas de 5 dias.

Desta forma, a melhor opção será mesmo não deixar para o último instante a validação das faturas e garantir que consegue fazer todo o processo com a devida calma e atenção. Além destas questões, é preciso recordar que, nos últimos dias, o número de pessoas a acederao site das finanças pode, com facilidade, tornar o sistema mais lento ou mesmo inacessível.

Desta forma, caso seja uma daquelas pessoas que tenta poupar em todos os momentos da vida e que dá por si a tomar decisões positivas como a criação de listas de compras; ou a junção do crédito pessoal, do crédito do carro e do crédito à habitação num só crédito consolidado; certamente quererá começar já a pensar em fazer a validação destas faturas para poupar, também, no pagamento do IRS.

 

Simula a consolidação de dívidas em alguns cliques!
Pedido online