Dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) indicam que o desemprego em Portugal aumentou mais de 30% em agosto face ao ano passado.
Sabemos que procurar um novo emprego é uma situação incómoda, mas inevitável na vida de muitos portugueses que perderam o trabalho após a pandemia.
Se está atualmente desempregado e à procura de trabalho, e talvez com créditos por pagar (dica: experimente consolidar esses créditos para baixar a prestação global), conheça aqui seis dicas úteis para encontrar emprego em Portugal.
A busca por um novo emprego é uma tarefa que consome grande parte do dia, no entanto, é preciso ter paciência e não deixar de explorar as novidades da sua área e investir no seu desenvolvimento para acumular crédito profissional.
Os portais de emprego são uma ferramenta importante para todos aqueles que estão a procurar uma boa oportunidade. Dessa forma, procure por um site fácil de utilizar e capaz de filtrar as melhores ofertas de emprego segundo suas competências.
O currículo deve focar-se nas suas conquistas, mas sem que pareça muito exagerado. De forma consciente, é essencial incluir informações que demonstrem o seu valor profissional.
Sabemos que o mercado de trabalho nunca esteve tão competitivo como atualmente, e com candidatos cada vez mais capacitados à procura de emprego. Por isso, tente vender-se de maneira honesta, mas habilidosa e atrativa.
Após conseguir uma entrevista, não deixe de estudar a empresa e as áreas em que a mesma está a atuar, como vendas ou tecnologia, por exemplo. Esse é um conselho essencial para se destacar para os recrutadores perante os demais candidatos.
Se sentir que lhe falta uma habilidade para as ofertas de emprego que vem tentando, procure aprender sobre o assunto e se aperfeiçoar sempre que possível.
Hoje em dia, há vários cursos online que podem ajudar no aprendizado e tornar o seu objetivo de encontrar um bom emprego mais fácil. Além disso, esse é um investimento em si próprio que os recrutadores não deixam passar em branco.
Mais de 80% das oportunidades de emprego acabam preenchidas por meio da rede de contactos. Não é segredo que muitas propostas divulgadas ao público não passam de uma formalidade, pois o candidato escolhido já foi apresentado através da rede de contactos da empresa. Portanto, não deixe de nutrir as suas relações profissionais de maneira genuína e evite procurar seus contatos apenas quando precisar de uma indicação de emprego.
Trabalhe a sua página nas plataformas digitais direcionadas ao mercado de trabalho, como o LinkedIn, pois estas são utilizadas por muitos profissionais das mais variadas áreas.
Simula a consolidação de dívidas em alguns cliques!
Pedido online