A tendência para comprar online é uma tendência mundial que a pandemia acentuou e que também se manifesta em Portugal. Saiba mais sobre os hábitos nacionais de consumo online e as tendências para 2022.
A pandemia mudou a vida dos portugueses. Se, por um lado, se viram a par com novas dificuldades financeiras, sentindo mesmo a necessidade de recorrer a um crédito pessoal para equilibrar as finanças ou a procurar alternativas de poupança mensal como o crédito consolidado quando as moratórias do crédito terminaram, por outro houve uma mudança na forma como as suas compras são feitas.
Além de existir uma maior procura pela aquisição de bens a crédito, a procura pelas alternativas online também parece ter crescido com a pandemia. Este hábito, parcialmente motivado pelos tempos de confinamento, não deixa de acompanhar uma tendência que era já anteriormente visível e crescente para comprar em lojas digitais.
Uma pesquisa da Marktest revelou que atualmente mais de metade dos portugueses já compra online.
Venha conhecer os hábitos e tendências dos portugueses em 2022 no que respeita a esta forma digital de consumo.
Apresentados pela Marktest, os dados sobre as tendências de consumo portuguesas apontam para uma maior procura pelos meios digitais e baseou-se num amostra de mais de 6 mil pessoas com mais de 15 anos de idade.
Segundo os dados obtidos 57% dos portugueses compra online e 7 em cada 10 portugueses revela fazê-lo mais do que uma vez por mês.
A maioria assume que comprara preços (92,6%) ou recorre a comparadores de preços (76,8%), sendo que os preços baixos são o primeiro elemento de escolha dos consumidores nacionais.
Existe também quem procure fisicamente os produtos mas acabe por preferir a compra online (65,7%), sendo que uma das vantagens e escolhas preferenciais dos portugueses passa ainda por receber os produtos no seu domicílio (78,5%).
Os produtos mais comprados
O tipo de produto procurado online pelos portugueses também permite ver preferências específicas bastante demarcadas.
Entre os inquiridos, 68% afirma comprar vestuário, sendo que os eletrónicos chegam em segundo lugar, com 59% de pessoas a procurar produtos do setor das tecnologias. Produtos culturais (como livros ou música) ocupam o terceiro lugar (53%).
Além destes produtos existem outros bastante procurados, incluindo produtos de cosmética, para o lar, de alimentação e para os animais de estimação.
A pandemia foi um dos motivadores do aumento da procura pelas compras online.
Segundo dados dos CTT, aproximadamente 4,4 milhões de portugueses fizeram uma ou mais compras online durante 2020.
Simula a consolidação de dívidas em alguns cliques!
Pedido online