Juntar vários créditos: o que deve saber
Juntar créditos pode ser a melhor forma de poupar na sua mensalidade. Venha descobrir tudo o que precisa de saber sobre o crédito consolidado.
A situação de muitas famílias faz com que, mensalmente, sintam o desafio no pagamento de todas as suas obrigações.
As contas da casa, as compras e as despesas com a educação e os transportes, a par com o pagamento da eventual mensalidade de um crédito automóvel, um crédito habitação ou um crédito pessoal, pode nem sempre ser simples para manter o saldo do orçamento familiar positivo.
Para garantir a poupança mensal, muitas famílias optam por juntar os seus vários créditos num só, preferindo um crédito consolidado. Já conhece esta opção? Então, está na hora de saber mais sobre a aglomeração dos créditos e de descobrir tudo o que deve saber sobre a temática, para que possa decidir, conscientemente, se esta é a sua melhor opção.
O que são os créditos consolidados ?
Os créditos consolidados foram criados especialmente para as pessoas que se encontram a pagar inúmeras mensalidades, relativas à prestação de créditos distintos – como o obtido para a compra de casa, do automóvel ou para gastos pessoais.
Nestas situações, muitas vezes, torna-se desafiante pagar a soma destas mensalidades e gerir de forma positiva, perante tais encargos, o orçamento mensal.
Um crédito consolidado permite que aglomere todos os créditos num único, que resulta, usualmente, numa única prestação mensal, de valor mais reduzido do que a soma de todas as anteriores. Usualmente, quem opta por este tipo de crédito vê uma redução na mensalidade que pode ir até aos 60%.
Qual a vantagem da consolidação de créditos ?
Os créditos consolidados oferecem inúmeras vantagens, tanto a curto como a longo prazo.
Permitindo o cálculo das taxas de juro e a definição da duração do crédito, estes créditos permitem ainda que aproveite taxas de juro mais vantajosas.
Ao reduzirem o valor da prestação mensal, estes créditos ajudam a que se faça uma gestão mais equilibrada dos rendimentos mensais; permitindo ainda que, quando assim o deseje, o seu adquirente possa fazer depósitos para o amortizar.
Este é ainda vantajoso para quem necessita de contratar novos créditos, sendo que as entidades credoras vêem os clientes com créditos consolidados como melhores candidatos para a obtenção de novos contratos.
Quais são os riscos dos créditos consolidados ?
Maioritariamente vantajosos, os créditos consolidados exigem, ainda assim, alguns cuidados e atenção.
Estes créditos são usualmente maiores e podem acabar por gerar mais juros. Estudar as hipóteses disponíveis e avaliar em que medida se adequam à sua situação específica é fulcral para evitar problemas futuros.