Cartão do cidadão e outros serviços no novo site do IRN
O novo site do IRN permitirá facilitar o acesso online a alguns serviços úteis, incluindo a renovação do Cartão de Cidadão e a sua entrega em casa. Saiba mais.
Os portugueses estão, gradualmente, a adaptar-se às novas tecnologias e, com a evolução dos meios, novas formas de tratar questões de ordem formal começam, também, a digitalizar-se.
Uma das críticas frequentes sobre alguns dos processos burocráticos relativos à documentação, serviços de finanças ou outras repartições é o facto de que, com frequência, estas implicam a deslocação e a espera nas repartições. Este problema viria ainda a acentuar-se com a pandemia, já que o número de pessoas no atendimento se tornou limitado e as circunstâncias dificultaram inúmeros processos.
Num tempo onde se torna possível fazer quase tudo sem sair de casa – incluindo, junto de entidades de crédito e bancárias, conseguir um crédito pessoal ou um crédito consolidado através de um crédito 100% online – faz sentido que também as plataformas legais e estatais comecem a adaptar-se para facilitar a realização de processos de renovação ou solicitação de documentos.
Isto é o que o novo site do IRN pretende, permitindo uma maior facilidade na renovação dos documentos de identidade. Saiba como.
O processo de modernização dos sistemas
O combate à burocracia e a modernização digital fazem parte dos planos do Instituto dos Registo e Notariado (IRN), cujo novo site pretende permitir um acesso simplificado das empresas e cidadãos aos principais serviços.
A migração para uma plataforma digital pretende tornar acessíveis dezenas de serviços essenciais e já permite, entre outros, a ativação de Chave Móvel Digital, a renovação do Cartão de Cidadão e a alteração de morada neste documento, para cidadãos com idade superior a 25 anos. Marcações em videochamada são, também, já possíveis.
Cartão de Cidadão: como funciona o processo?
Renovar o cartão de cidadão sem modificação de dados é algo que os maiores de 25 anos podem fazer de forma automática a partir de sua casa.
O cidadão que renova o documento recebe na sua casa uma carta com o PIN, onde encontra os códigos do cartão e uma referência Multibanco com validade de 60 dias, para efetuar os pagamentos devidos pelo serviço.
Algum outro serviço foi digitalizado?
Sim. A solicitação de outros serviços pode ser feita nesta plataforma online. Entre estes encontra-se o agendamento de inúmeros serviços relacionados com o Cartão de Cidadão, o Passaporte, a Carta de Condução ou a habilitação de herdeiros, entre outros.
O registo de óbitos, certificados de nacionalidade, nascimento ou casamento são também exemplos de processos em digitalização.