Apoio de 10 € nas botijas de gás: Como pedir?
Os sucessivos acontecimentos mundiais têm levado muitos portugueses a uma situação financeira difícil. Além do recurso ao crédito, outras soluções são procuradas pelas famílias lusas. Sabia que pode pedir apoio para comprar garrafa de gás? Saiba como.
A Covid-19 e o atual conflito entre a Rússia e a Ucrânia são acontecimentos recentes de grande impacto financeiro e, por isso, a situação económica dos portugueses – já anteriormente complexa – poderá ter-se agravado para inúmeras famílias.
A procura de um crédito pessoal, da renegociação de crédito ou de um crédito consolidado são algumas das formas como os portugueses têm tentado gerir as suas finanças.
Com o aumento dos custos, devido à guerra, muitos portugueses sentem um peso acrescido na compra de combustíveis, incluindo das garrafas de gás. Por esta razão, foi criado um apoio para a compra das mesmas, no valor de 10 euros, do qual os portugueses mais carenciados poderão usufruir até junho. Saiba como pedir este apoio.
Preço das garrafas de gás e o motivo do apoio
Devido ao impacto no contrato Dutch TTF Gas, motivada pelo conflito entre a Rússia e a Ucrânia, a subida de preço foi substancial, tendo havido, em Março, uma subida de 5,53%, que se traduz em 108,22 euros por MWh.
Perante uma esperança de que um acordo de paz fosse atingido, a cotação do gás encontra-se mais baixa relativamente a esse pico. Ainda assim, no sentido de apoiar as famílias mais carenciadas, o Governo português definiu um apoio para a compra de garrafas de gás, que vigorará por pelo menos três meses.
Nova medida de apoio às famílias carenciadas
Para mitigar o aumento dos preços dos combustíveis, o governo criou um fundo de apoio no valor mensal de 10 euros para apoiar as famílias mais carenciadas na compra de garrafas de gás.
Este apoio deverá manter-se até ao dia 30 de junho deste ano, podendo ser pedido pelas cerca de 762.320 pessoas que beneficiam já da tarifa social para a energia elétrica.
Como pedir este apoio?
Os beneficiários do apoio relativo à energia elétrica e que residam em Portugal poderão aceder a este apoio apresentando num balcão dos CTT uma fatura de compra da botija com o seu nome e NIF, comprovando a titularidade do contrato de eletricidade beneficiário da tarifa social. Esta fatura deverá ter data posterior à do início deste apoio (1 de abril de 2022).
Será ainda necessário apresentar um documento de identificação.