Uma consolidação de créditos é tanto uma solução financeira para os mais endividados como uma ferramenta de gestão para aqueles que querem optimizar o seu orçamento.
Uma consolidação de créditos é uma operação financeira que reúne todos os encargos do mutuário ( créditos, dívidas, atrasos, descobertos bancários não autorizados…) em um único crédito.
A maioria dos mutuários que pedem uma consolidação de créditos estão preocupados se vão ter que mudar de domiciliação bancária, ou seja, por a conta de depósito no banco que reuniu todos os empréstimos.
Não existe regra para a domiciliação bancária e o mutuário tem a escolha: ou mantém o seu banco de depósito ou vai para a concorrência.
Para escolher, o mutuário que efectuou uma consolidação de créditos, pode simplesmente comparar as tarifas dos serviços dos dois organismos: o actual e o que fez a oferta da combinação dos encargos.
Uma consolidação de créditos age sobre o orçamento do mutuário reduzindo a sua carga de reembolso mensal e simplificando-o, não é inútil igualmente fazer uma poupança suplementar.
As tarifas bancárias podem realmente variar muito de um organismo ao outro e até uma pequena poupança é sempre bem vinda.
Não é certamente o consultor que vai exigir do mutuário alterar a sua domiciliação bancária.