Crédito Pessoal: Regras e Cuidados a ter
A necessidade de pedir um crédito pessoal é uma realidade dos nossos dias. Seja qual for a razão, a verdade é que, em momentos de necessidade, este tipo de crédito pode ser uma ajuda fulcral para resolver problemas da vida quotidiana. Infelizmente, numa época em que a crise financeira permanece ainda no centro da nossa mente, nem sempre é simples cumprir os compromissos assumidos, o que vem dificultara ainda mais o dia-a-dia de muitas pessoas. Para garantir que tudo corre como previsto e que não se vê a braços com dificuldades inesperadas, existem alguns fatores a ter em consideração no momento de escolher o seu crédito pessoal.
1. Faça uma triagem
Não é difícil cair na envolvência da publicidade que faz parecer tudo simples e benéfico. Ainda assim, muitas empresas não são totalmente transparentes na informação que incluem nestes anúncios, realçando apenas valores residuais dos juros e ocultando o custo real dos encargos que lhe são inerentes.
Confirme sempre toda a informação e não se deixe enganar por condições que lhe pareçam demasiado boas para ser reais. A esta análise acrescente, ainda, uma verificação à instituição que fornece o crédito para conferir se esta goza do estatuto adequado para tal.
2. Analise e compare
Procure diferentes instituições e analise as vantagens de cada um dos créditos pessoais antes de avançar para um. Embora possam ser ocasionalmente semelhantes, diferenças ligeiras entre créditos podem fazer a diferença para si.
Quando tiver optado por um, imprima-o e analise com cuidado todos os detalhes do mesmo, comparando-o, depois, com o contrato que lhe darão.
3. Faça contas
No momento de avaliar o crédito pessoal, não deixe de analisar os juros, comissões e outros custos que possam ser-lhe anexos. Em caso de dúvidas, não hesite em fazer questões.
Além disto, deve considerar que existem juros com taxa variável e outros com taxa fixa. A escolha da modalidade que lhe é mais vantajosa terá impacto, também, na parte económica.
Considere ainda as eventuais penalizações em caso de incumprimento, para saber ao certo com o que pode contar no caso de os seus planos não correrem como espera.
4. Estude o crédito consolidado
No caso de já ter alguns créditos, estude a hipótese de fazer um crédito consolidado e analise as vantagens que teria nesta opção. Muitas vezes, o crédito consolidado permite que tenha uma mensalidade menor do que a soma dos créditos, ajudando-o a fazer a gestão das suas economias.
O crédito consolidado é uma boa opção, por exemplo, para quem tem um crédito habitação a par com um pessoal. Neste caso, existem boas ofertas de crédito consolidado.
5. Não facilite
Leia sempre todas as linhas dos acordos do crédito pessoal ou do crédito consolidado e não assine até estar certo de todos os pormenores. No final, solicite uma cópia deste contrato.